Muitas pessoas experienciam uma ou outra vez na vida um pensamento de tipo obsessivo ou comportamento compulsivo, mas no caso da Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) estes são intensos, persistentes, desagradáveis e interferem com as atividades do dia a dia, originando ansiedade e atos repetitivos mentais ou comportamentais que reduzem a qualidade de vida.
Quando estes pensamentos persistem e se tornam repetitivos, mesmo quando o perigo não é real, estamos diante da Perturbação Obsessiva Compulsiva, que é uma doença psicológica extremamente limitante.
O (POC) Perturbação Obsessiva Compulsiva é caracterizada por obsessões recorrentes, ou seja, “pensamentos indesejados e incontroláveis” e comportamentos repetidos de forma compulsiva.
Sintomas mais frequentes?
De um modo geral, as obsessões mais comuns estão relacionadas com a ideia de sujidade, da existência de micróbios e o receio de ser contaminado. Também é frequente o medo de ter comportamentos agressivos ou violentos, a preocupação exagerada pela ordem e simetria e a incapacidade de deitar fora bens inúteis e/ou deteriorados.
E as compulsões mais comuns?
São bastante habituais os rituais de limpeza e verificação, assim como as lavagens excessivas (em especial as mãos e no banho). Os comportamentos são normalmente ritualizados, desencadeando-se ações repetitivas como tocar, contar ou colocar em ordem. O doente pode manifestar um ou mais destes sintomas, os quais variam ao longo da doença.
Tratamento:
O mais utilizado tem sido o farmacêutico, que atuam nos sintomas da Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC). No entanto, para muitas pessoas esta abordagem pode não proporcionar as alterações esperadas do seu estado emocional.
É fundamental a intervenção, não apenas nos sintomas, mas também nas causas da Perturbação Obsessiva Compulsiva(POC). A Hipnoterapia permite identificar os registos traumáticos que originam os medos, bem como na eliminação das memórias traumáticas reprimidas no subconsciente.
Esta intervenção permite resultados surpreendentes, alterando a percepção das memorias intoxicadas, ressignificando as imagens e representações mentais.