Medos & Fobias

medos-fobias

O medo é um mecanismo automático e primário presente em todos os seres humanos, este tipo de medo é necessário à nossa sobrevivência como espécie humana. O medo ajuda na prevenção de situações difíceis para não sermos afectados.

Trata-se de uma reação obtida a partir do contacto com um estímulo físico ou mental perante o qual o organismo se sente ameaçado física ou psicologicamente.

 

No entanto, quando o medo é desproporcional, tem por definição medo intenso e irracional, com sinais de perigo muito fortes, com o evitar das situações que desencadeiam o medo, este fenómeno designa-se FOBIA ou medo patológico.

Quando um medo alcança um elevado nível de intensidade, este é identificado ou classificado clinicamente como transtorno de ansiedade.

Podendo impedir as rotinas e atividades normais de um indivíduo.

Causas

A causa de muitas fobias ainda é desconhecida pela ciência. Apesar disso, há fortes suspeitas de que a fobia de muitas pessoas possa estar relacionada com o histórico familiar e consequentemente os fatores genéticos podem representar um papel importante na origem do medo persistente e irracional.

No entanto, sabe-se também que as fobias podem ter uma ligação bastante direta com traumas e situações passadas. Isto acontece porque a maioria dos problemas emocionais e comportamentais é originada por dificuldades enfrentadas por uma pessoa ao longo da vida. Todas as pessoas passam por momentos difíceis, mas algumas delas podem desenvolver, com o tempo, sentimentos de angústia que podem evoluir para um quadro de fobia.

 

Sintomas de Fobia

Os sinais e sintomas dependem muito do tipo de fobia que cada um tem. No entanto, independentemente do tipo, algumas características são encontradas em todos os indivíduos que apresentam fobias:

  • Sentimento de pânico incontrolável, terror ou temor em relação a uma situação de pouco ou nenhum perigo real
  • Sensação de que se deve fazer todo o possível para evitar uma situação, algo ou alguém que a pessoa teme
  • Incapacidade de levar a vida normalmente por causa de um medo ilógico
  • Presença e aparecimento de algumas reações físicas e psicológicas, como sudorese, taquicardia, dificuldade para respirar, sensação de pânico e ansiedade intensas.
  • Saber que o medo que sente é irracional e exagerado, mas mesmo assim não ter capacidade para controlá-lo.

 

Tratamento

A hipnoterapia é comprovadamente o tratamento mais eficiente na anulação da fobia, com recurso de técnicas de reprogramação mental com o objetivo da anulação do quadro fobico provocado por motivo ilógico, irracional e exagerado.

Ajuda na gestão das reações físicas e psicológicas decorrentes da presença deste medo irracional, mesmo que sua origem seja desconhecida.

Através da hipnose clínica removem-se os registos e experiências recalcados do subconsciente, construindo uma nova percepção mental do individuo.

Todo este processo terapêutico é realizado sem recurso farmacológico.

Tire suas dúvidas

Preencha o fomulário abaixo e tire suas dúvida sobre nossos tratamentos ou solicite o agendamento de uma consulta.